Manutenção por conta própria (DIY)

 

Nos tempos que correm, em que o dinheiro não abunda, manter em bom estado de funcionamento e segurança os nossos veículos não é tarefa fácil. Porquê?


Primeiro, a gestão de prioridades do dia-a-dia faz com que, muitas vezes, o dinheiro disponível seja canalizado para onde ele é mais necessário, fazendo 'esticar' os intervalos de manutenção recomendados pelas marcas.
Depois, porque os valores cobrados por muitas oficinas é de tal forma exagerado, que o simples acto de ali levantar o veículo após uma revisão, se torna tempo de tortura enquanto não conhecemos o valor (susto) da factura a pagar.

Existem dois tipos de manutenção: a preventiva e a correctiva.


O primeiro - manutenção preventiva - a que nos interessa, é a melhor forma de adiarmos por mais tempo possível a manutenção correctiva decorrente da falta da primeira, ou do desgaste por utilização das nossas máquinas. Quanto mais atenta for a manutenção preventiva, mais tarde teremos necessidade de intervir correctivamente. Obviamente que de parte ficam as situações anómalas decorrentes de defeitos que porventura possam existir.
A manutenção correctiva, decorre de avarias provocadas por acções de manutenção defeituosas, ou da falta desta, ou ainda da fadiga de materiais, levando à necessidade da sua substituição.

Eu sou dos que advoga a ideia de que devemos conhecer bem tudo aquilo que montamos, seja ele carro, moto, burra, etc... ;-). Daí que alguns conhecimentos de mecânica e da arte do desenrascanço não façam mal a ninguém, sobretudo quando nos aventuramos por locais onde estamos literalmente por nossa conta. Para mim, são até um prazer...

Ora aqui estão algumas das premissas que me fazem apostar no Faça-Você-Mesmo, ou DIY (Do It Yourself): pouco dinheiro, não gosto de sustos e o gosto pela mecânica. Para isso, não abdico dos manuais de oficina correspondentes às máquinas que mantenho, pois considero-os acima de tudo auxiliares preciosos por onde me posso guiar. Não abdico também de ferramentas de boa qualidade (uma vez compradas são para toda a vida), e os parafusos e porcas … agradecem.

Recomendo no entanto, que quem não tenha habilidade manual (é disto que se trata quando falamos em manutenção preventiva), elementares conhecimentos de mecânica, e não queira ter este prazer, delegue este trabalho a um profissional, sobretudo da sua confiança. Recordo também que há locais específicos para deposição de óleos usados. Os eco-centros e as lojas onde comprarem o óleo, normalmente não se opõem à entrega dos óleos usados.

 

Manutenção por conta própria (DIY)

Blogger Labels: DIY,Manutenção