Por vezes, andamos literalmente 'à nora' em busca de referências e especificações do material necessário para fazer a manutenção das nossas motos, ou se chegou a hora de substituir os pneus por estarem gastos, ou uma lâmpada que fundiu.
Porque isto também me acontece, decidi compilar alguma informação, que espero possa ajudar a recordar rapidamente a especificação daquela peça que teima em não se deixar encontrar.
Lubrificante :
4 Tempos, preferencialmente sintético. Especificações SAE 10W40 ou 50, API SJ e JASO MA (não contém aditivos anti-fricção. Cuidado com as embraiagens). Quantidade : 3,4 litros; 3,6 litros se o filtro for substituído; 4,1 litros após reconstrução do motor.
Filtros de óleo :
Honda - 15410-MFJ-D01 - todos os modelos
K&N - KN-204 - todos os modelos
MAN - MW64 - todos os modelos
Filtros de ar :
Honda - 17210-MBT-D20
K&N (lavável) - HA-0011 - versão c/ carburadores
K&N (lavável) - HA-1003 - versões c/ injecção
K&N - 99-5000EU - kit de limpeza
BMC (lavável) - 144/04 - versão c/ carburadores
BMC (lavável) - 410/10 - versões c/ injecção
BMC - WA 250-500 - kit de limpeza
Velas (canhão longo, 19mm e diâmetro 12mm) :
NGK - DPR8EVX9 - 2un - versão c/ carburadores - dist. entre polos o,8 a 0,9mm
NGK - IJR8B9 - 2un - versões c/ injecção - dist. entre polos o,8 a 0,9mm
DENSO - IX24B#4 - 2un - todos os modelos
Bateria (sem manutenção):
Versão com Carburadores - 12V, 12A : YTX14-BS
Versões com Injecção - 12V, 18A : YTX20-BS, ou YTX20CH-BS
Lâmpadas :
Frente :
Mínimo : 12V-5W
Médios/máximos : 2un 12V-60/55W H4
(recomendo PHILIPS MOTOVISION H4. Face à sua coloração alaranjada, despertam os outros condutores para a aproximação de algo 'estranho', enquanto produz uma luz forte, de cor branca).
Intermitentes : 2un 12V-21W
Trás :
Presença/travagem : 2un 12V-21/5W
Intermitentes : 2un 12V-21W
Matricula : 12V-5W
Painel de instrumentos :
Versão com Carburadores :
Instrumentos : 12V1,7W
Ponto morto : 12V-3,4W
Intermitentes : 2un 12V-3,4W
Máximos : 12V-1,7W
Pressão de óleo : 12V-3,4W
Reserva de combustível : 12V-3,4W
Versões com Injecção :
LED's. Uma vez ‘fundidos’ só deverão ser substituídos por técnico qualificado.
Pneus :
Frente - 110/80R19 59H; Pressão 2,5 bar
Trás - 150/70R17 69H; Pressão 2,5 bar sem pendura; 2,8 bar com pendura
(Recomendo o índice de velocidade V ao invés do H. Não pelo factor velocidade em si, mas pela durabilidade que é maior, para uma diferença em preço diminuta).
Refrigeração :
Anti-congelante em diluição a 50%. Quantidade 2,9 litros.
Suspensão :
Apenas a suspensão dianteira requer manutenção. Lubrificante : SAE 10. Quantidade (em relação ao bordo superior do tubo, sem mola, elemento comprimido) : Elemento direito : 112mm (s/ ABS), 103mm (c/ ABS); Elemento esquerdo : 112mm (s/ ABS), 114mm.
Travões :
Frente :
2un discos flutuantes de 296 x 4,5mm. Liquido : DOT 4.
2un jogo de calços Honda 06455-MBT-612.
Trás :
Disco 256 x 5mm. Liquido : DOT 4.
Jogo de calços Honda 06435-MAT-016.
(Tenho como opinião, que a utilização de determinado tipo de calços de travão, deve ser conjugado com a utilização de discos compatíveis, sendo estes normalmente da mesma marca. O não cumprimento deste preceito, pode acarretar problemas de segurança, ruídos e até desgaste prematuro dos discos ou calços).